Projetos Futuros
Projeto Leitura Compartilhada
Uma biblioteca com inúmeras possibilidades
Levar o ensino da língua portuguesa às crianças e adolescentes e incentivar a leitura para melhorar a compreensão de textos, fala e escrita.
O conhecimento da língua portuguesa é fundamental para que se consiga alcançar bons desempenhos em todas as demais disciplinas. Aprender regras gramaticais, desenvolver textos, saber ler, escrever e interpretar leva a excelentes resultados em diversas áreas do cotidiano.
A formação de leitores será possível a partir da utilização da biblioteca com temas voltados ao interesse popular e de acordo com a classificação etária dos frequentadores do projeto. Títulos cuidadosamente pensados para despertar o interesse de jovens leitores. O foco principal do projeto a utilização do espaço de leitura, com empréstimos de livros, leituras compartilhadas, saraus, desenvolvimento de poesias literárias, contação de histórias, debates sobre livros e uma amplitude infinita de possibilidades que poderão ser desenvolvidas baseadas nesses princípios básicos.
Qualificar crianças e adolescentes para leitura, compreensão de textos, fala e escrita no idioma inglês em nível básico
As aulas de inglês com a possibilidade de capacitação dos participantes para realização de atividades que envolvam o idioma inglês como instrumento de inclusão social, especialmente no que diz respeito a atividades escolares e profissionalização.
Dentro da proposta literária serão desenvolvidos temas da literatura da língua inglesa respeitando o limite de aprendizado e desenvolvimento de cada criança e adolescente. Desenvolvendo assim, a projeção básica da língua inglesa com foco no despertar da curiosidade de aprendizagem para um segundo idioma. Com duração de 12(doze) meses serão desenvolvidas propostas que ampliem o vocabulário estrangeiro para facilitar a comunicação e a preparação para um futuro profissional.
Promover educação ambiental para sustentabilidade
A educação ambiental e ou a formação de jovens agentes ambientais se dará em torno da Associação Cidade Azul com orientação, desenvolvimento e implantação de hortas verticais. Além de orientar sobre a importância do consumo de alimentos ricos em vitaminas produzidos de fonte primária. Conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, a importância da reciclagem, a prevenção e combate a doenças causadas pelo mosquito aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e o desenvolvimento da economia de subsistência gerando fonte de alimentos à população de baixa renda.
Incentivar o envolvimento, participação e frequência das crianças na escola e no projeto
A disseminação de práticas restaurativas e de mediação para a resolução de conflitos no âmbito da escola requer a prática de diálogo e ações conjuntas para estabelecer questões comportamentais aceitáveis no ambiente escolar. Exige passividade e conhecimento em diversos ângulos para a aceitação mútua do indivíduo. Agregar esses valores no ambiente escolar é proporcionar um tratamento igualitário e respeitoso num ambiente propício às relações educacionais, estamos inseridos em um ambiente amplo de diversidade comportamental, sugerir que os conflitos sejam sanados através de diálogo e cidadania é cumprir com o bom senso e incentivo a pluralidade de comportamentos baseados no respeito e aceitação das diferenças de escolhas e opiniões. Desenvolvimento de técnicas com o intuito de proteger crianças e adolescentes atendidos pelo projeto e em fase escolar.
O critério necessário para ter direito ao benefício é estar inscrito no cadastro único (CADUNICO) usado como referência para selecionar beneficiários. Isso auxilia no propósito e na eficiência do projeto de política pública, segurança alimentar e nutricional, da população atendida.
Outro critério fundamental é estar cadastrado na Organização Social (OS) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
O projeto busca atender preferencialmente crianças de seis meses a cinco anos e onze meses. Na capital e Região Metropolitana de São Paulo, cidadãos acima de 60 anos também podem se cadastrar. A prioridade é atender famílias com renda mensal de até um quarto de salário mínimo per capita. Mensalmente o beneficiário recebe 15 litros de leite enriquecido com ferro e vitaminas A e D.
A entrega do produto é feita 2 (duas) vezes por semana, três vezes ao mês, sendo (2) dois litros por família atendida, atualmente são 150 (cento e cinquenta) famílias atendidas pelo Programa Viva Leite sendo 80 (oitenta) idosos e 70 (setenta) crianças.
Por meio do Programa Viva leite, as crianças conseguem ser direcionadas para outros atendimentos voltados à assistência social, proporcionando ainda acolhida, orientações e escuta. O público atendido, precisa ser ouvido, expondo seus problemas pessoais e dialogar. “Com isso, a Organização Social (OS) acaba sendo uma extensão da família”.
Organização Social (OS) está na ponta do processo e oferece facilidades à população, sendo grande parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social.
É garantido o atendimento a qualquer cidadão que esteja dentro do perfil informado e inscrito no (CADUNICO), sendo todo o atendimento feito de forma gratuita.
Entre em contato
Telefone
Localização
Rua Brás De Melo Moniz, 160
Escadão Bairro Cidade Domitila
CEP: 04387-140
São Paulo – SP